O tomilho é atualmente uma das ervas mais comuns, mas já vem sendo usado por fitoterapeutas há séculos.
Erva estimulante, o tomilho funciona bem como tônico para os nervos, ajudando a combater o estresse e o mau humor. Por possuir poderosa ação anti-séptica, bactericida e antiviral, é usado para tratar problemas respiratórios como asma, tosse, resfriados e reações alérgicas. Tem um efeito anestésico localizado, mostrando-se ótimo para amidalite. Quando aplicado topicamente, o tomilho pode curar ferimentos e dores musculares. Contém fortes propriedades antifúngicas.
Arbusto pequeno e resistente, de folhas ovais e aromáticas, de sabor picante quando frescas. Segundo uma lenda antiga, o tomilho teria nascido das lágrimas da bela Helena de Tróia. Para os gregos, era símbolo de coragem, graça e elegância. Thymus deriva da palavra grega thymom, que quer dizer "coragem". Os soldados romanos banhavam-se em água de tomilho e as damas da Idade Média bordavam ramos de tomilho em peças que ofereciam aos cavaleiros. Os gregos usavam-no como condimento e dele extraíam também álcool ou licor aromático.
Gastronomia: Pode ser usado em vinha-d´alhos, marinadas, caldo de carne ou frango, cogumelos, batatas, cebolas, ovos mexidos, carne de porco, coelho, vitela, molhos escuros para carnes. O tomilho combina bem com todos os tipos de carnes, e lhes confere sabor especial.
Prefira o tomilho fresco, seus talos são duros, então use somente as folhas para acrescentar diretamente as suas preparações, retire-as passando os dedos no sentido contrário ao seu crescimento.
Você pode manter suas ervas congeladas: Pique-as coloque em forminha para cubos de gelo, acrescente manteiga amolecida com azeite e congele. Retire os cubos e armazene no freezer em sacos plasticos, na hora de cozinhar é só retirar um cubinho e adicionar à sua receita. O aroma e sabor da erva será mantido!
Receitas com tomilho?
Sopa ao estilo português
Abobrinha ao curry
Nenhum comentário:
Postar um comentário